segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Erikson e o desenvolvimento os seus estadios


  • 1. ERIKSON
  • 2. Erikson - BiografiaErikErikson nasceu a 15 de Julho de 1902, em Frankfurt , Alemanha Filho de pais Dinamarqueses, mas abandonado à nascença pelo pai, foi educado por TheodorHomburger, um pediatra Judaico-Alemão, que pensava ser o seu verdadeiro pai.Em 1927, foi convidado a ser professor numa escola que se distinguia pelo seu estilo muito progressivo.Erikson começou a relacionar-se com a família Freud, com quem iniciou psicanálise e com quem ganhou o gosto do estudo da infância. Em 1930 publicou o seu primeiro artigo
  • 3. Erikson - BiografiaEm 1933, após completar a sua formação como psicanalista, foi eleito para o instituto de psicanálise de Viena. Também em 1933 emigrou para os Estados Unidos onde iniciou a prática da psicanálise infantil em Boston, associando-se à faculdade de medicina de Harvard. Em 1938 deu inicio aos seus primeiros estudos sobre as influências culturais no desenvolvimento psicológico.Erikson faleceu em Maio de 1994
  • 4. Teoria Psicossocial do Desenvolvimento Na opinião de Erikson, a energia que orienta o desenvolvimento é psicossocial. Defende uma perspectiva psicodinâmica que valoriza a interacção entre o meio social e a personalidade.O desenvolvimento evolui em oito idades, oito estádios psicossociais. Os primeiros quatro estádios decorrem no período de bebé e da infância, e os últimos três durante a idade adulta e a velhice.Eriksondá especial importância ao período da adolescência, em que se verificam acontecimentos relevantes para a personalidade adulta.
  • 5. Teoria Psicossocial do DesenvolvimentoCada estágio contribui para a formação da personalidade total. Como cada criança tem um ritmo cronológico específico, não se deve atribuir uma duração exacta a cada estádio. O núcleo de cada estádio é uma crise básica, que existe não só durante aquela idade específica, mas também nas posteriores a nível de consequências, tendo raízes prévias nas anteriores. A formação da identidade inicia-se nos primeiros quatro estádios, e o senso desta negociado na adolescência evolui e influencia os últimos três estágios.
  • 6. 1ª Idade: Confiança versus Desconfiança (0 – 18 meses) Nesta idade a criança vai aprender o que é ter ou não confiança, esta está muito relacionada com a relação entre o bebé e a mãe. A confiança é demonstrada pelo bebé na capacidade de dormir de forma pacífica, alimentar-se confortavelmente e de excretar de forma relaxada. Devido à confiança do bebé e à familiaridade com mãe, que adquire com situações de conforto por ela proporcionadas, atinge uma realização social, que consiste na aceitação em que ela pode ausentar-se e na certeza que ela voltará.
  • 7. 1ª Idade: Confiança versus Desconfiança(0 – 18 meses) O bebé ganha experiência no contacto com os adultos, aprendendo a confiar e a depender deles, assim como a confiar em si mesmo. A desconfiança é a parte negativa deste estágio, que é equilibrada com a segurança proporcionada pela confiança.
  • 8. 2ª Idade: Autonomia versus Vergonha e Dúvida (18 meses – 3 anos) Durante este estádio a criança vai aprender quais os seus privilégios, obrigações e limitações. Há por ela, uma necessidade de auto-controle e de aceitação do controle por parte das outras pessoas, desenvolvendo-se um senso de autonomia. O versus negativo deste estádio é a vergonha e a dúvida quando perde o senso de auto-controle, os pais contribuem neste processo ao usarem a vergonha na repressão da teimosia.  Vs
  • 9. 3ª Idade: Iniciativa versus Culpa(3 – 6 anos) Nesta fase a criança encontra-se nitidamente mais avançada e mais organizada tanto a nível físico como mental. É a capacidade de planejar as suas tarefas e metas a atingir que a define como autónoma e por consequência a introduz nesta etapa. No entanto este estádio define-se também como perigoso, pois a criança procura exaustivamente e de uma forma entusiasta atingir as suas metas que implicam fantasias genitais e o uso de meios agressivos a manipulativos para alcançar a essas metas. 
  • 10. 4ª Idade: Indústria versus Inferioridade(6 - 12 anos) Nesta fase a criança necessita controlar a sua imaginação exuberante e dedicar a sua atenção à educação formal. Ela não só desenvolve um senso de aplicação como aprende as recompensas da perseverança e da diligência. O prazer de brincar, o interesse pelos seus brinquedos são gradualmente desviados para interesses por algo mais produtivo utilizando outro tipo de instrumentos para os seus trabalhos que não são os seus brinquedos. Também neste estádio existe um perigo eminente que se caracteriza pelo sentimento de inferioridade aquando da sua incapacidade de dominância das tarefas que lhe são propostas pelos pais ou professor. 
  • 11. 4ª Idade: Indústria versus Inferioridade(6 - 12 anos) Ao longo deste estádio da indústria desponta a virtude de competência, isto porque os estádios anteriores proporcionaram uma visão, embora que não muito nítida, mas futura em relação a algumas tarefas. Nesta fase ela sente-se pronta para conhecer e utilizar os instrumentos e máquinas e métodos para desempenhar o trabalho adulto, trabalho esse que implica responsabilidades como ir à escola, fazer as tarefas de casa, aprender habilidades, de modo a evitar sentimentos de inferioridade. «A competência, então, é o livre exercício da destreza e da inteligência na conclusão de tarefas, não-prejudicado pela inferioridade infantil». (Erikson,Apud ., Calvin S. Hall; LindzeyGardner; John B. Campbell, 2000: p.172)
  • 12. 5ª Idade: Identidade versus Difusão ou Confusão (12 – 18 anos) Esta 5ª idade localiza-se na adolescência, puberdade, precisamente na idade em que na vertente positiva, o adolescente vai adquirir uma identidade psicossocial, isto é, compreende a sua singularidade, o seu papel no mundo.Neste estádio os indivíduos estão recheados de novas potencialidades cognitivas, exploram e ensaiam estatutos e papéis sociais, devido à sociedade fornecer este espaço de experimentação ao adolescente. É neste âmbito que ressalta um dos conceitos eriksonianos que ajuda a conferir tanta relevância a este estágio, ou seja, a prorrogação psicossocial.  
  • 13. 5ª Idade: Identidade versus Difusão ou Confusão (12 – 18 anos)  Um grande número de adolescentes, tem uma evolução incompleta por terem entrado excessivamente rápido na vida adulta, sem um amadurecimento interior, que só poderia ter sido facultado por uma boa vivência neste estádio e nos seus diferentes aspectos.O versus negativo menciona os aspectos, sentimentos relacionados à confusão/difusão de quem ainda não se descobriu a si próprio, e não sabe o que pretende, tendo dificuldade em optar.
  • 14. 6ª Idade: Intimidade versus Isolamento(18 - 30 anos) É nesta idade dos 18/20 aos 30 e tal anos, aqual o jovem almeja estabelecer relações de intimidade com os outros e adquire a capacidade necessária para o amor íntimo. Este estádio caracteriza-se pelo facto de pela primeira vez o indivíduo poder desfrutar de uma genitalidade sexual verdadeira, mutuamente com o alvo do seu amor. Tal situação deve-se à realidade de que o indivíduo nos estádios anteriores limitava-se à procura da identidade sexual e a um anseio por intimidades efémeras. É então a idade de jovem adulto que, com uma identidade assumida, possibilita o estabelecer de relações de intimidade com os outros, em que o amor é a virtude dominante do universo, pois apesar de estar presente nos estádios anteriores, neste ganha nova textura. A força do ego depende do parceiro com que está preparado para compartilhar situações tão peculiares como a criação de um filho, a título exemplificativo.
  • 15. 6ª Idade: Intimidade versus Isolamento(18 - 30 anos) Os indivíduos encaram a tarefa desenvolvimento mental de construir relações com os outros numa comunicação profunda expressa no amor e nas relações de amizade. A vertente negativa traduz-se no isolamento de quem não consegue partilhar afectos com intimidade nas relações privilegiadas. 
  • 16. 7ª Idade: Generatividade versus Estagnação(30 - 60 anos) É um dos mais extensos estádios psicossociais e resume-se no conflito entre educar, cuidar do futuro, criar e preocupar-se exclusivamente com os seus interesses e necessidades. A generatividade denota a possibilidade de se ser criativo e produtivo em diversas áreas da vida. Bem mais do que educar e criar os filhos representa uma preocupação com o contentamento das gerações seguintes, uma descentração e expansão do Ego empenhado em converter o mundo num lugar melhor para viver, como tal, a generatividade representa o desejo de realizar algo que nos sobreviva.         Se o desenvolvimento e descentração do Ego não ocorre, ou seja, se se dá o fracasso na expansão da generatividade, o indivíduo pode estagnar, preocupar-se quase unicamente com o seu bem-estar e a posse de bens materiais. 
  • 17. 8ª Idade: Integridade versus Desespero(após os 65 anos)  A última idade do desenvolvimento psicossocial é marcada por um olhar retrospectivo, que faz com que, ao aproximarmo-nos do final vida sentamos a necessidade de aquilatar o que dela fizemos, revendo escolhas, realizações, opções e fracassos. A integridade indica que o indivíduo considera positivo o seu percurso vital, ou seja, toma consciência que a vida teve sentido e que foi feito o melhor possível dadas as circunstâncias e as suas capacidades. Reconcilia-se com a mágoa e a angústia, e encara a existência como algo positivo. Se o avaliamento da existência é negativa, se sentimos que desaproveitamos o nosso tempo e não concebemos quase nada, existe o desejo de retroceder, de readquirir as oportunidades perdidas, de reformular opções e escolhas. Ao conjecturar que é demasiado tarde, pode instalar-se o desgosto, a angústia, o pânico da morte.
  • 18. Fim 

 

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